Ainda não tive tempo


Já teve aquela sensação de ter passado o dia a “correr” de um lado para o outro para apenas chegar ao fim do dia com uma lista de tarefas ainda maior para o dia de amanhã?

Quando chega a casa ainda “carrega” todos os problemas e questões das quais não se pode esquecer para resolver amanhã?

Se sim, bem vindo(a) ao grupo… Durante o tempo em que geria o HVA muitos foram os dias deste género.

Após algumas experiências (nem todas bem sucedidas) e após dedicar bastante tempo a estudar as questões associadas a uma correta gestão de tempo creio poder partilhar algumas dicas úteis que espero, sinceramente, que o(a) ajudem a melhorar a sua qualidade de vida:

  1. Planeie antecipadamente: No final de cada semana programe a semana seguinte, apenas a “Big Picture”, aqui não se preocupe com os detalhes como data, horário, etc. Foque-se apenas nos grandes temas que quer ver tratados na semana seguinte. Escreva (com caneta e papel, pelo próprio punho) quais são os temas a resolver na próxima semana. Bastarão 10 minutos do seu serão de Domingo para dar uma revisão neste tema e ter em mente o que quer alcançar. Muitos estudos demonstram a eficácia da escrita manual, os próprios gestos da escrita ativam de forma mais eficaz os centros do cérebro responsáveis pelo foco e concentração do que a escrita, por exemplo, num teclado. Ao fazer este simples exercício vai “programar o seu cérebro” para estar mais espero e atento (através do SAR-sistema de ativação reticular) a oportunidades e pormenores que poderão ajudar a resolver a situação e que, de outro modo poderiam passar ao lado. Um exemplo do poder do SAR: Já reparou que quando uma mulher sabe que está grávida “começa a ver grávidas em todo o lado”, ou quando está a pensar em comprar determinado modelo de automóvel começa a ver esse mesmo modelo em toda a parte? Na realidade quer as grávidas, quer os automóveis já lá estavam, o seu cérebro apenas filtrava essa informação e concentrava-se em coisas mais importantes para si. Repita este exercício no final de cada dia de trabalho tendo em conta o dia seguinte.

  2. Crie espaço livre na sua agenda: Eu sei que não é fácil, mas não sobrecarregue, ainda mais a sua agenda. Agende os seus compromissos, sempre que possível, com uma semana de antecedência. Não tente resolver tudo no imediato. " A cada dia as suas dores".

  3. Aprenda a dizer NÃO. Esta pequena palavra é das mais poderosas da nossa linguagem e, normalmente o ser humano não gosta muito de a usar, acarreta algum sentimento de culpa, de falha. No entanto, bem usada e de forma educada pode mudar a sua vida. Sabe aquele telefonema do delegado comercial “estou pela zona será que podia passar por aí?” A resposta deve ser um simpático NÃO,mas podemos agendar para a semana; quando está ocupado(a) a resolver determinado assunto importante e alguém da sua equipa o interrompe. A resposta deve ser, agora NÂO posso, podemos falar em 5 minutos? (A mudança de foco tem custos para a sua energia e concentração, demorará mais tempo a reconcentrar-se no que estava a fazer do que se mantiver o foco e mudar de assunto mais tarde)

  4. Eduque a sua equipa: Qualquer gestor deve estar disponível para acolher as questões colocadas pelos membros da sua equipa, no entanto eles devem saber que há momentos e alturas próprias para reunirem consigo. Formalize intervalos de tempo para que os seus colaboradores possam vir falar consigo de assuntos não urgentes em nessas alturas, esteja completamente disponível para os ouvir.

  5. Evite distrações “internetianas”: Recomendo vivamente que estipule períodos específicos para consultar o seu e-mail (jamais seja a primeira coisa que faz quando inicia o seu dia, vai ver-se enredado no turbilhão do Gmail e será difícil sair de lá), eu recomendo fazer uma consulta antes da hora do almoço e uma no final do dia e basta!! Vai ver que não irá ter problemas com isso. Desligue todas a notificações não criticas no seu PC ou Smartphone, não visite o Facebook ou outras redes sociais até ter resolvido assuntos mais importantes.

  6. O primeiro período da manhã deverá ser para resolver as questões mais criticas do dia que estavam programadas desde o dia anterior e, a não ser que tenha ardido o consultório durante a noite, esse principio deverá ser respeitado ao máximo.

  7. Seja disciplinado. Este é, provavelmente o ponto mais crítico. No entanto seja caridoso consigo, a disciplina não é algo com que se nasce e se tem ou não tem. Pode ser cultivado. Irá haver dias em que vai falhar no cumprimento destas dicas mas o importante é “montar novamente o cavalo”, não se martirizar e continuar a exercitar o seu “músculo” da disciplina.

  8. Delegue ou contrate um assessor. Temos a certeza que existem imensas “tarefas” que ocupam o seu dia-a-dia e que poderiam ser delegadas. Seja internamente ou externamente, pode arranjar alguém que lhe dê assessoria na resolução das mesmas. Claro que terá custos mas garanto-lhe que serão um investimento que vale a pena.

Se quer ter uma vida mais próxima do que deseja, com mais tempo para a família, para os seus hobbies, para ir dar um passeio, etc. Comece hoje a implementar estas dicas ou entre em contato com a VetObjectiv para saber como o(a) podemos ajudar.

Tenha uma grande semana.

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