Come o bolo inteiro ou às fatias?


Quando olhamos para um grande desafio é fácil sentir-me-nos esmagados, paralisados e desmotivados. A nossa ínsula faz disparar os alarmes e sentimo-nos desconfortáveis e sem “garra” para encarar os desafios.

A melhor maneira de fazer um by-pass a esta situação é, desconstruir esse “grande desafio” em porções mais fáceis de digerir. Desse modo tornamos os desafios mais manobráveis e conseguimos ver a “luz ao fundo do túnel”, isto, por sua vez, torna mais fácil definir um plano de acção e dá-nos mais motivação para “pôr mãos à obra”.

Na nossa visão os grandes temas que preocupam os proprietários/gestores de clínicas podem agrupar-se em quatro grandes categorias- Tempo (ou falta dele), Organização, Recursos humanos e Dinheiro. Estas categorias são bastante vastas, pelo que é preciso dividi-las em categorias e temas mais pequenos para as tornarmos “trabalháveis”, para conseguirmos diagnosticar eventuais problemas e definir planos de acção executáveis.


A nossa bordagem sistémica atual (mas em constante evolução) a estes temas divide os mesmos em diferentes parcelas.

  • Tempo: Incorreta gestão de tempo, equilíbrio entre “tempo pessoal Vs tempo profissional, sobrecarga de tarefas;

  • Organização: Tarefas, agenda, espaço físico;

  • Recursos humanos: Recrutamento e seleção, “motivação”, alinhamento com a cultura da organização;

  • Dinheiro: Resultados, Lucros e liquidez.

É óbvio que estes temas não são totalmente compartimentáveis, antes pelo contrário, tendo impacto significativo entre eles. No entanto ao abordarmos os temas desta maneira permitiu-nos definir planos de acção para cada um deles e atuar de forma mais célere e efetiva gerando mais rapidamente resultados e o momentum para continuar a melhorar e, as melhores notícias, são que, começando a optimizar apenas um deles, facilmente começamos a ver melhorias nos restantes.

Se se identifica com este post e quer começar já a melhorar a performance em algum ou em todos estes temas entre em contato connosco e saiba como o podemos ajudar.


"coma o bolo às fatias, vai ver que custa menos..."

9 visualizações
 

965341822

  • Facebook
  • LinkedIn

©2019 by VetObjectiv. Proudly created with Wix.com