IVA-Uma "pílula difícil de engolir"

Em Portugal o valor praticado para as atividades veterinárias é de 23%.

Questões à parte acerca da discussão sobre os serviços veterinários pagarem a mesma carga de imposto que artigos de luxo, enquanto atividades como o GOLF pagarem taxas inferiores, é preciso saber viver e gerir com esta taxa.


Se vivêssemos num mundo ideal esta taxa teria pouco ou nenhum impacto na rentabilidade e liquidez da sua clínica. No entanto tratando-se a medicina veterinária de uma atividade maioritariamente assente em serviços este impacto é ainda maior, versus, por exemplo uma atividade de venda de produtos (como por exemplo uma loja de roupa). Neste último o fornecedor vende os artigos com o IVA e a loja vende aos seus clientes com IVA também. Isto faz com que o impacto seja nulo. Infelizmente na nossa área isto não é bem assim. Quando prestamos o serviço não há “IVA do fornecedor a ser abatido” e muitos dos produtos vendidos são adquiridos com IVA reduzido de 6%.

Além destes factores o facto de vivermos num país em que o ambiente comercial faz com que a maioria das empresas sobrevivam em vez de prosperarem, faz com que o valor da carga fiscal tenha um grande impacto na sobrevivência diária das empresas no ramo da medicina veterinária.


É preciso ter este fator em consideração e fazer uma correta gestão de uma série de fatores de modo a minimizar o impacto desta taxa no seu negócio. Entre eles destacamos:

- margens corretamente aplicadas

- preço dos serviços ajustados, pelo menos, aos custos dos mesmos

- boa gestão de Stocks e compras

- correta gestão da taxa de IVA nos diferentes produtos e serviços compostos


Sabia que o IVA médio associado às atividades veterinárias em Portugal ronda os 15%?

E na sua clínica, sabe qual a taxa média de IVA “que paga”?

Há quanto tempo não revê as margens de lucro aplicadas sobre os seus artigos e serviços prestados?

Os seus serviços têm um preço “justos”?

Só para ter uma imagem realista e evidente. Numa clinica ou consultório que facture 100.000€ ao ano, uma otimização de 5% da taxa de IVA levaria a uma “poupança”de

5000€ num ano que poderia utilizar para fazer crescer ainda mais o seu negócio…

Pense nisto e se quiser a nossa ajuda nesta questão não hesite em contatar-nos.

27 visualizações
 

965341822

  • Facebook
  • LinkedIn

©2019 by VetObjectiv. Proudly created with Wix.com